bolhazul.design

  PT  EN

Investir no design
Será assim tão importante?

Acreditamos que sim, e acreditamos que qualquer pessoa poderá hoje em dia reconhecê-lo facilmente, mas é a forma como se reconhece essa importância que faz toda a diferença.

Investir no design é da maior importância, ainda que possa ser algo relativo, porque para alguns o design é simplesmente a ideia preconcebida da facilidade em utilizar um tipo de letra qualquer, uma imagem, compor tudo num programa de edição gráfica (ou até mesmo num processador de texto!) e já está. Enquanto que para outros, ainda que haja uma certa ideia preconcebida, existe o reconhecimento que o design é mais do que o primeiro exemplo, pois existe todo um processo que antecede a execução. Falamos de metodologia, de identificar o problema, identificar o target e os objectivos, reconhecer os meios e recursos e só então passar à execução do projecto.

Um projecto de design ou um processo mal conduzido podem fazer toda a diferença na comunicação de um evento, ou na apresentação de um produto, e isso pode ser tão prejudicial para os autores e organizadores desse evento, ou detentores do produto, como para o próprio consumidor. Em muitos casos, a imagem de um produto simplesmente não reflecte a sua qualidade porque a execução foi mal conduzida, ou um evento não tem sucesso porque a imagem e os meios não foram os indicados.

O design, além de forma, função e estética, pode e deve resolver estas questões. Num projecto de design, qualquer que seja a sua dimensão há que pensar sempre qual a melhor abordagem e solução para o problema.

bolhazul.design - Investir no design

Investir no design será sempre uma mais-valia e um valor acrescentado, quer seja para um produto, um evento ou uma comunicação, porque se for bem executado trará sempre melhores resultados do que um «mau design» ou a sua inexistência. Um design executado em função do produto, evento ou comunicação e respectivo target é o que nos fará optar por ele mesmo. É o que nos «convida» a ver, assistir, comprar, experimentar, e é também uma forma hábil de mostrar que quem o produziu tem preocupação com a comunicação e com a forma como o público vê o seu produto, evento ou comunicação.



bolhazul.design - Outros artigosOutros artigos

 

bolhazul.design  .  actividade  .  portfolio  .  sobre design  .  contactos    |     para cima

  PT  EN

(C) Copyright. Todos os direitos reservados.