bolhazul.design

  PT  EN

O processo de um projecto
Os principais passos na execução de um projecto

Como em qualquer processo de comunicação, tudo começa com uma necessidade e um objectivo, quer seja uma acção de comunicação ou a criação de uma imagem. Sendo, antes de mais, um processo cognitivo, há então que perceber qual é essa necessidade e objectivos e resolvê-los metodicamente como um problema.

Podemos assim ilustrar todo o processo com os seguintes passos:

1. Análise e estudo
Identificação da necessidade
Identificação do target e objectivos de comunicação
Avaliação de meios e recursos disponíveis

2. Processo criativo
Abordagem criativa
Apresentação de soluções
Aprovação

3. Produção
Desenvolvimento
Execução, produção e finalização


bolhazul.design - O processo de um projecto de design

Estes são os passos mais comuns num processo típico de design, independentemente da sua dimensão, havendo nalguns casos, processos intermédios como por exemplo a captação de imagens, redacção de textos, etc. Projectos de maior dimensão poderão até requerer vários processos análogos e concorrentes ou a subdivisão de alguns destes passos, mas na essência o processo é sempre semelhante.

Quando tomamos consciência destes passos, é então mais fácil percebermos o trabalho que envolve um projecto de design e em como a aplicação de uma determinada metodologia pode fazer toda a diferença. É errada a ideia de que o design é simplesmente possuir as ferramentas para a sua execução (i.e. software), na realidade essas ferramentas são isso mesmo, ainda que essenciais, simples ferramentas. É o know-how, criatividade, experiência e uma correcta metodologia que asseguram uma execução o mais correcta possível, e consequentemente os melhores resultados.



bolhazul.design - Outros artigosOutros artigos

 

bolhazul.design  .  actividade  .  portfolio  .  sobre design  .  contactos    |     para cima

  PT  EN

(C) Copyright. Todos os direitos reservados.