bolhazul.design

  PT  EN

Budget vs Dimensão
A prioridade é a viabilização dos projectos

A dimensão e o orçamento ditam as «regras» mas não devem inviabilizar um projecto.
A resposta a um projecto deve ser sempre avaliada pela sua dimensão, envolvimento e trabalho requerido para cumprir os objectivos, nunca pela «dimensão» do cliente em si.

Claro que a situação ideal num projecto é aquela onde, à partida, os meios de produção assim como a criatividade não estão condicionados ou não existem fortes restrições orçamentais, mas como nem sempre isso é possível, existem casos em que o designer deve aplicar uma segunda fórmula – desenhar em função dos recursos disponíveis e usar todos os meios possíveis para concretizar os objectivos do projecto – exemplo são os casos de low budget design que por vezes até se revelam interessantes desafios criativos.

bolhazul.design - Budget vs Dimensão

Um produto de comunicação não tem necessariamente de ser reproduzido de uma forma convencional – quer implique maiores custos de produção ou, pelo contrário, menores custos face a um orçamento reduzido. Uma análise cuidada segundo os parâmetros descritos deve ditar o que fazer de forma a encontrar a melhor solução e viabilizar a sua execução.

Podemos assim estabelecer duas formas de abordagem e de actuação face às necessidades do cliente ou projecto: a) Desenvolver um projecto com um orçamento aprovado de acordo com as necessidades pré-estabelecidas, ou; b) Desenvolver um projecto da melhor forma possível em função dos recursos disponíveis.

Não é exactamente o mesmo, e nem sempre é possível, mas são dois cenários de opção que possibilitam o desenvolvimento e execução de um projecto de comunicação com todo o empenho possível sem comprometer os objectivos do cliente e da própria comunicação.

De qualquer forma, antes de projectar uma acção de comunicação, devemos ter sempre em mente que é necessário analisar a situação, objectivos e público-alvo (target), encontrar uma solução adequada e só então passar ao seu desenvolvimento.



bolhazul.design - Outros artigosOutros artigos

 

bolhazul.design  .  actividade  .  portfolio  .  sobre design  .  contactos    |     para cima

  PT  EN

(C) Copyright. Todos os direitos reservados.